Erros de português que podem acabar com a sua credibilidade | Veja como corrigir

Escrito por Cris Caliman em

O português é a língua oficial de Portugal e de muitos outros países, e como tal é tão importante ser compreendido e comunicado nessa língua. Infelizmente, há muitas pessoas que cometem erros de português, seja ou não por ignorância.

Estes erros podem afetar significativamente a sua credibilidade, dependendo do local e ambiente onde são cometidos. Se está a procurar emprego, por exemplo, o erro de português durante a entrevista pode matar os seus sonhos de se juntar àquela empresa desejada.

Se está a tentar se promover socialmente, um deslize ortográfico ou sintático de quaisquer palavras pode afastar as pessoas que conhece. Se está a escrever para qualquer leitor, um erro de português pode diminuir a sua credibilidade e, consequentemente, provocar uma queda nas vendas ou má publicidade para determinado produto.

Enfim, erros de português podem ter efeitos muito negativos

Da mesma forma, haver também casos em que erros de português possam sublinhar as suas qualidades. Se o erro for pequeno e assunto não for tão importante, as pessoas podem até ignorar ou admirar a sua humildade de admitir que se equivocou.

No entanto, em contexto de negócios ou outras produções profissionais, é importante dar a melhor impressão possível e evitar qualquer tipo de erro de português.

É importante ter em conta que, se os erros forem cometidos em locais públicos ou durante a sua apresentação de serviços/produtos, podem acabar gravemente com a sua credibilidade.

12 Erros de português que podem acabar com a sua credibilidade e como corrigir

1. Erro: Seu muito cansado.
Correção: Você está muito cansado.

2. Erro: Eu querer ir.
Correção: Eu quero ir.

3. Erro: Ele ateou fogo.
Correção: Ele ateou fogo.

4. Erro: Fumo ontem.
Correção: Fomos ontem.

5. Erro: Nós vou fazer.
Correção: Vamos fazer.

6. Erro: Ès uma boa ideia.
Correção: É uma boa ideia.

7. Erro: Nós comeu muito.
Correção: Nós comemos muito.

8. Erro: Él não pode ler.
Correção: Ele não pode ler.

9. Erro: Se eles vinheram.
Correção: Se eles vieram.

10. Erro: Eu deveria ter ido.
Correção: Eu devia ter ido.

11. Erro: Eu acharam isso.
Correção: Eu achei isso.

12. Erro: Eu sei aquilo.
Correção: Eu sei disso.

Porque o português é um idioma tão difícil de se aprende e pronunciar corretamente?

O Português é sintaticamente complexo devido à sua varredura de níveis morfossintáticos, o que significa que existem regras diferentes para determinar a forma de palavra para o mesmo conceito lexical.

A varredura inclui aspectos sintáticos, gramaticais e pragmáticos que dão forma ao idioma. Os diferentes aspectos do português podem ser difíceis para o estudante que não tem familiaridade com as suas formas e funções.

Assim como os aspectos sintáticos são complexos, a pronúncia pode ser dificultada devido às quantidades consideráveis de hipérboles usadas na fala.

O português tem muitos sons e letras pouco comuns, como a letra ç, que é usada apenas em certas palavras. Os estudantes também têm que aprender a pronunciar o som ligeiramente nasal das consoantes.

Além disso, os estudantes têm de aprender a conhecer as diferentes pronúncias das palavras que mudam dependentes do contexto.

O português também tem diferenças dialectais entre as diferentes regiões onde é falado. Estudantes podem encontrar dificuldade ao entender as variações substanciais do idioma de acordo com diferentes regiões.

Por exemplo, existem vários termos usados na região nordeste do Brasil que não são usados noutros locais.

De forma geral, a variedade sintática, fonética e pragmática do português torna um desafio para os estudantes aprenderem e pronunciarem corretamente.

Estudantes que desejam ter uma compreensão profunda do português devem praticar o seu uso correto através da leitura e da escrita, mesmo que a pronúncia correta possa levar algum tempo para se aprender.

Considerações finais sobre os erros de português

É fundamental ter atenção para não comprometer a credibilidade que você deseja transmitir, evitando erros de português que muitas vezes são facilmente detectáveis.

Os mais comuns são a utilização incorreta de acentuação, letras maiúsculas, assimilação, omissão de palavras, homonímia e a utilização errônea de conjunções e preposições.

Além disso, para que nossa mensagem tenha maior eficácia, é importante lembrar que menos é mais, tentando sempre usar termos simples e diretos.

Alguns sites fornecem ferramentas que corrigem erros, o que pode ajudar muito, mas é bom sempre conferir para não comprometer sua credibilidade e a comunicação que você deseja transmitir.

Fique atento, preste atenção nas regras básicas e busque sempre ler mais para se aperfeiçoar e, assim, conquistar aquele espaço que você tanto almeja.

Sobre o Autor
Cristiana
Cris Caliman

Você está aqui: