Teste Vocacional Explicado | Quanto tempo levará para você descobrir o trabalho certo para você?

Escrito por Cris Caliman em

A descoberta do trabalho certo para você pode ser uma tarefa desafiadora, pois existem muitas opções a serem consideradas, um dos primeiros passos que você pode tomar é fazer um teste vocacional.

Esse tipo de teste foi criado visando ajudar as pessoas a descobrir as profissões que mais combinam com seus objetivos e interesses.

Ao explorar os seus interesses e competências, este teste pode ajudar a identificar as carreiras que melhor se adequam a você.

Além disso, também pode ajudar a determinar que áreas você precisa se desenvolver para ter sucesso potencial como profissional.

Porque o teste vocacional é tão importante

Ao considerar as profissões e áreas de estudo, os testes vocacionais geralmente são feitos como um questionário de perguntas, onde cada pergunta é usada para determinar seu interesse ou conhecimento na área.

Quando completado, o teste produz um relatório personalizado que lista as várias profissões que poderiam ser adequadas para você. Você pode então usar esse relatório para determinar qual área você gostaria de avançar.

Como os testes são projetados para ajudá-lo a descobrir os trabalhos certos para você, não há valor em quanto tempo pode demorar para descobrir o trabalho certo para você.

Em vez disso, contará com o tempo que você gastará aprendendo mais sobre as áreas abordadas e considerando as profissões que melhor combinam com você.

Entretanto, se você gastar algum tempo pesquisando sobre as carreiras listadas em seu relatório de testes vocacionais, bem como algum tempo analisando seus interesses e habilidades, pode levar de algumas semanas a vários meses para descobrir o trabalho certo para você.

10 dicas para descobrir sua vocação profissional

1. Faça uma investigação de si: Para encontrar a sua vocação profissional, é importante saber seus pontos fortes, o que se destaca e qual é o seu principal objetivo profissionalmente. Reserve um tempo e pense sobre seus interesses, talentos, habilidades, personalidade e valores.

2. Faça uma lista: Escreva uma lista de profissões com as quais tenha alguma familiaridade. Se você tiver amigos ou conhecidos que trabalhe em algum ramo em que você realmente tenha interesse, inclua-os na lista.

3. Investigue as profissões da sua lista: Procure informação sobre os trabalhos que fazem parte da sua lista e sobre as suas responsabilidades. Aprenda sobre os requisitos necessários para cada profissão. Verifique quais as oportunidades existentes e quais os níveis salariais.

4. Faça algumas experiências: Se for possível, procure em seu redor algumas oportunidades para experimentar efetivamente o dia a dia de algumas das profissões da sua lista. Observe atentamente como tais profissionais interagem com os seus colegas e clientes.

5. Avalie a sua auto-imagem: Refletir sobre a sua identidade no trabalho também é importante. Como você se vê ao fazer certos tipos de trabalhos? O que outras pessoas pensam sobre os trabalhos que você tem na sua lista?

6. Encontre os seus motivadores: Compreenda as motivações que te empurram para o mundo do trabalho. Estude motivos internos, como paixão, desejo de realização ou segurança, e motivos externos, como melhorar o seu estilo de vida ou ser financiador da sua família.

7. Leia e pesquise bastante: Leia sobre o tema e pesquise tudo o que puder descobrir sobre as profissões que te interessam. Em particular, procure fontes especializadas na internet ou em bibliotecas, ou participe de sessões de orientação e seminários sobre carreiras.

8. Faça algumas perguntas práticas: Quais são as profissões em que você deseja se estabelecer? O que você gostaria de estar fazendo profissionalmente dentro de um ano? Quais são as expectativas que você tem em relação a guias e treinamentos?

9. Obtenha feedback: A opinião de outras pessoas também é importante para a descoberta da sua vocação profissional. Soque as pessoas que você conhece se têm alguma opinião sobre a sua lista.

10. Reflita sobre o seu desenvolvimento profissional: Onde gostaria de estar daqui a cinco anos? Quais são os seus objetivos profissionais? Quais são os planos que você tem para se desenvolver como profissional?

Considerações finais

Os testes vocacionais são ferramentas úteis, principalmente para jovens adultos que estão procurando descobrir a ocupação certa para eles. Os resultados podem fornecer informações valiosas e diretrizes sobre a direção a seguir, mas é importante lembrar que, em última análise, a decisão sobre o caminho a seguir é tomar própria.

O teste vocacional pode fornecer orientação, mas lembre-se de pesquisar as oportunidades disponíveis e aprofundar o conhecimento sobre o assunto.

Por fim, é importante lembrar de não se sentir limitado ou pressionado a segui-los, pois as coisas podem mudar ao longo do tempo. Se você acha que não está satisfeito com o caminho escolhido, é sempre possível voltar para o desenho e avaliar de novo a direção certa.

Sobre o Autor
Cristiana
Cris Caliman

Você está aqui: