Melhores praias do Brasil: 5 lugares incríveis para visitar pelo menos uma vez!

Escrito por Cris Caliman em

Conhecer as melhores praias do Brasil é uma ótima forma de explorar a natureza e curtir belas paisagens. O Brasil possui inúmeras praias de rara beleza, cada uma com seu encanto único.

Visitar estes locais é dar-se a oportunidade de relaxar e desfrutar de momentos de qualidade na companhia de amigos e familiares, nadar, passear à beira-mar, saborear os sabores únicos da gastronomia local e muito mais.

Além disso, você terá a oportunidade de admirar o artesanato das lendas locais, a cultura vibrante do lugar, além das inúmeras vistas impressionantes de piscinas naturais e recifes de corais. Com tudo isso, quais motivos você precisa para não visitar as melhores praias do Brasil?

1. Praia de Jericoacoara | Ceará

Localizada na região nordeste do Brasil, Jericoacoara é uma das melhores praias do país. É cercada por areia branca e dunas incríveis, um mar de águas cristalinas, falésias de corais, coqueirais e paisagens naturais que a tornam um dos mais belos destinos do litoral brasileiro.

Aqui você encontrará de tudo, desde divertidas aventuras até opções de relaxamento, como terapias com óleo de coco e massagens. Aqui, o sol pára por volta das 20h, deixando os dias em tons de laranja, ao som da brisa e das mais belas ondas.

Melhores atrações de Jericoacoara

1. Dunas de Jericoacoara: conhecidas como Dunas do Paraíso, essas dunas estão entre as mais bonitas da região.

2. Praia de Jericoacoara: A praia de Jeri oferece opções para todos os gostos, desde lugares tranquilos para relaxar ao sol até diversos esportes aquáticos.

3. Parque Nacional de Jericoacoara: com mais de 158 mil hectares de beleza natural incrível, este parque é um ótimo lugar para explorar a exuberância da natureza.

4. Pedra Furada: sensacional para quem quer ver Jericoacoara de cima, essa formação geológica turva conhecida como Pedra Furada oferece uma bela vista do litoral.

5. Lagoa de Paraíso: esta lagoa está localizada em um local inacessível para veículos e só pode ser acessada por uma trilha. A trilha é bem curta e com poucos desníveis, mas a vista desse local é realmente fascinante.

2. Praia do Abricó | Rio de Janeiro

Uma praia fabulosa no Rio de Janeiro, que se destaca por suas águas calmas e tranquilas. A praia do Abricó é escolhida por quem busca relaxar e se divertir no mar, pois oferece águas claras e limpas, ideais para a prática de esportes náuticos como surf ou stand up paddle. Embalado pela atmosfera natural, você passará seus dias curtindo o litoral do Rio de Janeiro.

A Praia do Abricó é um lugar paradisíaco para apreciar a beleza da natureza, com belas paisagens, sol, mar e águas cristalinas. Para os aventureiros há muito o que fazer, como surf, caiaque e stand-up paddle. Além disso, é possível praticar mergulho e snorkeling para desfrutar de uma vista única da fauna marinha.

Os fãs de história e arqueologia podem visitar o Museu do Abricó, com muitos artefatos originais de escavações realizadas na região. Para os amantes da natureza, há trilhas e caminhadas para explorar o local e curtir a paisagem, em meio às grandes dunas.

Muitos visitantes gostam de passar o dia apenas relaxando à beira-mar, respirando a brisa e aproveitando os raios de sol. A Praia do Abricó também é conhecida por suas tradições musicais e culturais, com muitas barracas de comida onde é possível encontrar pratos da região como bobo de camarão, tapioca e feijoada.

3. Praia da Galheta | Santa Catarina – melhores praias do Brasil

A Praia da Galheta está localizada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. O local abriga uma reserva natural restaurada e é um dos trechos mais bonitos da Ilha da Magia. Considerada de extrema importância ambiental, a área de preservação forma uma extensa faixa de áreas protegidas entre as praias do Santinho e da Galheta.

Embora a Praia da Galheta seja conhecida por suas águas verde-azuladas e areias brancas, existem várias outras arquiteturas naturais a serem exploradas. Um dos principais pontos de interesse é a Concheira, que desde há muito é um local de pesca ideal para as famílias locais.

O visitante também pode admirar a mata no trajeto até o píer, bem como as formações rochosas que cercam as cachoeiras do rio Galheta. Durante a alta temporada, diversas atividades de lazer são realizadas na Praia da Galheta.

Um dos destaques é o esporte mountain bike, que pode ser praticado na trilha localizada entre a orla e a galeria de arte pública conhecida como Arte do Caminho. Outra atividade que pode ser realizada é o stand-up paddle, que tem sido cada vez mais procurado por quem busca alternativas para praticar um esporte ao ar livre.

Há também bares na orla, além de restaurantes, lanchonetes, serviços de aluguel de pranchas e equipamentos de mergulho. A Praia da Galheta também conta com o Centro de Visitação, com exposições, atividades interativas e informações sobre a área de preservação. Nos finais de semana, diversos pop-ups gastronômicos e outros eventos costumam acontecer na região.

4. Praia do Prado | Bahia

Paraíso baiano, essa exuberante praia se destaca pelo mar e pela beleza da paisagem natural. O Prado é conhecido como um litoral intocado, cercado por águas azuis, dunas e vegetação exuberante – tudo o que você precisa para relaxar e aproveitar o sol.

O mar é raso e calmo, é um local ideal para banho, natação com pequenos peixes e mergulho.

1. Praias e lagoas: A Praia do Prado é cercada pelas belas e serenas águas do mar da Bahia e pelas lagoas Prado, Taipu de Fora e Pratinha, tornando-se um excelente destino para famílias e viajantes.

2. Trilhas: há diversas trilhas sinalizadas ao longo da orla, permitindo aos aventureiros desfrutar de um clima agradável, econômico e até mesmo conhecer os costumes locais com mais leveza.

3. Esportes náuticos: a praia oferece diversas atividades aquáticas para os amantes de esportes, como surf, snorkeling, windsurf, caiaque, banana boat, vela e mergulho.

4. Catamarã e Boat Party: Uma atração muito divertida são os passeios de Catamarã e Boat Party, que oferecem às famílias e viajantes experiências em alto mar durante o passeio.

5. Passeios de barco: ainda há a oportunidade de conhecer outras belas praias da região, mergulhar e admirar a vida marinha com a experiência de um passeio de barco.

Praia de Maragogi | Alagoas – melhores praias do Brasil

1. Praia da Corumbau: localizada no município de Maragogi, é considerada uma das mais belas praias de Alagoas. É um lugar importante para snorkeling, rafting e vista para os corais.

2. Baía da Pratagi: próxima a Corumbau, a baía repleta de recifes de corais é um dos pontos mais procurados da região, pois é perfeita para banho, pesca e outras atividades.

3. Piscina Natural: uma piscina de água salgada, formada naturalmente pelas próprias marés, nos poucos metros próximos aos metros quadrados de areia. É uma coisa incrível de se ver!

4. Praia de Pernambuco: Longe do agito da cidade, essa praia é a mais eclética da região, com diversos bares, restaurantes e lojinhas.

5. Salinas Maragogi: Possui um cenário incrível de lagoas de água salgada e ainda oferece aluguel de caiaques para explorar os cenários paradisíacos de lá.

6. Passeios de jangada: Um dos programas mais clássicos da região, o passeio de jangada inclui um percurso com parada para nadar com arraias e saborear frutos do mar.

7. Natureza abaixo e natureza acima: Complexos de mergulho perfeitos para passeios de barco, ideais para conhecer a rica e exuberante vida marinha da região.

8. Dedo de Deus: Trilha de parapente e histórica e famosa da região, paisagem perfeita para aventuras de fim de semana, com vistas de tirar o fôlego.

9. Praia da Saudade: outro destino famoso da região, repleto de passeios de catamarã e caiaque.

10. Olho d’Água: Uma lagoa de águas transparentes e um pequeno oceano, é o cenário ideal para se refrescar com um passeio de barco ou caminhada à tarde! Estas são algumas das melhores praias do Brasil

Sobre o Autor
Cristiana
Cris Caliman

Você está aqui: