Cargos com maior escassez no Brasil

Escrito por Cris Caliman em

Precisamos falar sobre os cargos com maior escassez no Brasil. A disparidade de demanda entre vagas e candidatos a vagas de emprego no Brasil, bem como a crescente automatização de cargos antes exercidos por humanos, provocarão escassez de vagas no Brasil até 2023. Estima-se que cerca de 10 milhões de pessoas ainda estarão desempregadas no país.

Os cargos considerados mais críticos para a economia brasileira com maior escassez até 2023 incluem programadores de sistemas, professores, pesquisadores, técnicos de saúde, nutricionistas, engenheiros, contadores, jornalistas, promotores de vendas, serviços de apoio técnico e fiscal, profissionais de recursos humanos, entre outros.

Detalhes de cargos com maior escassez no Brasil

Mais especificamente, no que diz respeito aos professores, relatos dos últimos anos apontam que a quantidade existente no mercado não é suficiente para atender a demanda existente por escolas e faculdades, principalmente devido à grave falta de planejamento de longo prazo na área de Educação.

Nos serviços de saúde, profissionais como enfermeiros, médicos e técnicos de saúde são os mais afetados pela escassez, principalmente devido ao aumento da demanda nos sistemas de saúde. Neste contexto, urge melhorar a formação e qualificação destes profissionais, para garantir cuidados adequados no futuro.

Por fim, além dos cargos de coordenação no topo das empresas, os profissionais de marketing e vendas também devem viver uma verdadeira escassez no Brasil até 2023, devido às dificuldades nas áreas de Planejamento Estratégico, Prospecção e Análise de Mercado. Assim, torna-se necessário desenvolver novas soluções publicitárias para as empresas deste setor.

1. Engenheiro de Software

Engenheiros de Software são responsáveis pelo desenvolvimento, teste e manutenção de sistemas e aplicativos de computador. Devido à grande vacância da engenharia em geral, há uma demanda significativa por essa função específica, com salários superiores às outras áreas da engenharia.

2. Analista de Negócios:

O Analista de Negócios é responsável por desenvolver, implementar e monitorar projetos de negócios, projetos de software e processos de negócios. É um dos cargos mais requisitados no mercado atual, pois é necessário ter sucesso nas transformações digitais que vivemos.

3. Gestor de Comunicação:

O Gestor de Comunicação é responsável por construir, gerir e promover um canal de diálogo e relacionamento entre o público e a empresa. Eles são responsáveis por promover a marca da empresa, além de planejar ações de endomarketing.

4. Analista de Inteligência Artificial:

Os Analistas de Inteligência Artificial são responsáveis por desenvolver projetos utilizando Inteligência Artificial para melhorar processos na empresa. Eles estão envolvidos na análise e aplicação de técnicas de aprendizado de máquina a sistemas de computador.

5. Líder do Projeto:

O Líder do Projeto é responsável por liderar uma equipe multidisciplinar na execução do projeto. Eles são responsáveis por gerenciar e planejar o projeto, definir objetivos, desenvolver cronogramas e monitorar resultados.

6. Engenheiro de segurança:

Engenheiros de segurança são responsáveis por proteger os sistemas de computador da empresa contra infecções maliciosas, ataques cibernéticos e problemas de segurança. Eles também realizam análises de vulnerabilidade e desenvolvem estratégias de prevenção de riscos.

7. Analista de Dados:

O Analista de Dados é responsável por coletar, analisar e interpretar os dados da empresa a fim de identificar tendências e correlações entre variáveis. Esses profissionais são recrutados por empresas para ajudá-los a obter o máximo de seus dados.

8. Engenheiro de aprendizado de máquina

Os engenheiros de aprendizado de máquina são responsáveis pelo desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial para sistemas de computação, incluindo inteligência artificial e modelos de aprendizado profundo. Eles são essenciais para o desenvolvimento de aplicativos que utilizam Inteligência Artificial.

9. Desenvolvedor Full-Stack:

O Desenvolvedor Full-Stack é o profissional responsável por codificar, modificar e testar softwares, além de desenvolver sistemas e aplicações, tanto na camada front-end quanto na camada back-end. São fundamentais para o desenvolvimento de qualquer website, aplicação móvel ou sistema informático complexo.

10.Designer:

O Designer é responsável por desenvolver a interface do aplicativo para torná-la fácil e intuitiva de usar. Eles têm a missão de garantir que o produto ou serviço seja compreendido e apropriado pelo usuário final.

Considerações finais sobre os cargos com maior escassez no Brasil

Embora o cenário atual aponte para o crescimento da demanda por cargos de gestão empresarial, alguns outros cargos também se destacam com perspectivas positivas para 2023. Isso inclui tecnologia da informação, gerente de serviços financeiros, engenheiro e até cargos mais tradicionais, como economistas e contadores.

No entanto, é importante observar que as carreiras com maior potencial de crescimento em 2023 exigirão habilidades, conhecimento e experiência principalmente nas áreas de inteligência artificial, uso de dados, criptomoedas, blockchain, ciência de dados e modelagem matemática e estatística, modelagem digital, entre outros.

Além disso, as empresas de todos os setores terão que atualizar suas habilidades para permanecer à frente da concorrência. Habilidades de resolução de problemas, habilidades de liderança e capacidades digitais, como comunicação online, serão cada vez mais importantes para se destacar no mercado de trabalho.

Conclui-se, portanto, que posições com fortes tendências de crescimento em 2023 devem ser abordadas com base nos conhecimentos, habilidades e experiências específicas que o profissional pode oferecer. Assim, a escassez dessas vagas pode melhorar consideravelmente, pois quem busca construir sua carreira em empregos de alto potencial pode estar preparado para o desafio.

Sobre o Autor
Cristiana
Cris Caliman

Você está aqui: