Cartão Benefício INSS | Veja aqui como solicitar

Escrito por Cris Caliman em

O Cartão Benefício INSS é utilizado para diversas movimentações financeiras, criado para beneficiar aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social. O Benefício é uma forma segura de acesso aos benefícios previdenciários para Pensionistas e Aposentados ao invés de receber cheques.

O acesso aos benefícios é feito de forma automática e, mediante solicitação, o titular do Benefício, que pode ser segurado aposentado, pensionista ou dependente, utilizará este cartão como meio de recebimento do benefício previdenciário, não precisando mais se deslocar à agência de Benefícios sacar cheque.

O Benefício é emitido gratuitamente e, com ele, é possível realizar saques, transferências, pagamentos, compras (com limite) e acesso aos serviços oferecidos pelo instituto. A utilização do Cartão de Benefícios do INSS é altamente recomendada pela facilidade de operação, pois não há necessidade de enfrentar filas para receber o benefício.

Além de poder ser utilizado em estabelecimentos parceiros, o Cartão de Benefícios do INSS também permite fazer compras online e ainda possui um programa de cashback que devolve parte do dinheiro ao usuário. O cartão ajuda a promover maior praticidade na gestão do benefício previdenciário, facilitando a vida de quem tem acesso ao benefício.

Quais benefícios fazem parte do cartão do INSS

O cartão do INSS oferece a possibilidade de fazer compras em estabelecimentos comerciais, como restaurantes, supermercados e postos de gasolina.

Os beneficiários podem aproveitar descontos nos produtos e serviços participantes, além de acumular pontos para trocar por prêmios.

Também é possível fazer transferências bancárias entre outros cartões do INSS, fazer saques em caixas eletrônicos de todos os bancos, além de aplicar em fundos de investimentos e programas de folha de pagamento.

Quem pode solicitar o Cartão Benefício INSS

O Cartão de Benefícios do INSS é um cartão destinado exclusivamente aos aposentados e pensionistas do INSS.

Pode ser solicitado pelo próprio aposentado/pensionista ou por seu representante legal, desde que previamente autorizado pelo aposentado/pensionista.

O cartão é válido por dois anos, podendo o seu titular utilizá-lo para:

  1. * Receber pagamentos de benefícios da Previdência Social, como aposentadoria, pensão por morte, abono anual, abono de família e auxílio-doença;
  2. * Prestadores de serviços de pagamento cadastrados na rede credenciada;
  3. * Faça pagamentos em suas contas;
  4. * Fazer saques em caixas eletrônicos;
  5. * Realizar compras em estabelecimentos credenciados, inclusive pela internet;
  6. * Consulte seu extrato no site da Caixa Econômica Federal.

Para solicitar o Cartão de Benefícios do INSS, é necessário comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) munido dos seguintes documentos:

  1. * Identidade ou carteira de trabalho;
  2. * CPF;
  3. * Comprovante de residência.

Também é possível solicitar o cartão pelo site da CEF ou pela Central 135 da Previdência Social. Porém, o cartão só será entregue na agência da CEF escolhida no ato da solicitação.

Cartão de benefícios do INSS: como solicitar pela internet

O Cartão de Benefícios do INSS é um cartão, gerado pela Caixa Econômica Federal, destinado aos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esse tipo de cartão é responsável por realizar saques mensais com segurança e comodidade para todos esses beneficiários, além de outros serviços.

Atualmente, está disponível a opção de solicitação do Cartão online, permitindo agilidade e comodidade ao usuário. Antes de tudo, porém, é necessário informar que, para solicitar o cartão, é necessário estar em dia com o pagamento dos benefícios.

A solicitação online do Cartão de Benefícios do INSS é totalmente gratuita. Para fazer isso, siga as etapas abaixo:

1) Acesse o site da Caixa Econômica Federal
2) Cadastre-se no site
3) Após o login, clique no ícone que diz “Cartão de Benefício do INSS”
4) Responda algumas perguntas sobre seu histórico na Caixa Econômica Federal e os benefícios que lhe são devidos
5) Preencha o formulário de solicitação e envie
6) Em seguida, aguarde a análise do pedido
7) Se tudo estiver correto, você receberá um e-mail de confirmação do pedido
8) O saque do seu cartão pode ser feito normalmente em uma agência da Caixa Econômica Federal, ou também em outros postos credenciados.

Lembrando sempre que, para receber os benefícios do INSS, você deve consumir todos os seus créditos por meio do cartão, e só então, caso necessite de recursos financeiros adicionais, poderá retirá-los em qualquer agência bancária ou correspondente Caixa Aqui.

Considerações finais sobre o cartão de benefícios do INSS

O cartão de benefícios do INSS é uma excelente alternativa para aposentados e pensionistas do INSS, pois oferece diversos benefícios e facilidades para o acompanhamento financeiro, pagamento de compras, serviços e demais pagamentos.

Além disso, o cartão também é vantajoso em relação ao uso em dinheiro, pois não há taxas a serem pagas e não há risco de golpes ou fraudes.

A utilização do cartão é importante para aposentados e pensionistas, pois pode oferecer maior segurança, facilidades e condições diferenciadas na hora de efetuar os pagamentos.

Sobre o Autor
Cristiana
Cris Caliman

Você está aqui: