Aprenda os princípios básicos da crochê: 8 pontos crochê para iniciantes

Escrito por Cris Caliman em

Hoje vamos falar sobre os pontos de crochê para iniciantes. O crochê é uma arte maravilhosa que está sendo usada visando criar desde as mais simples decorações até os mais complexos e belos artesanatos.

É um hobby divertido que toda pessoa pode iniciar e sendo muito bom para a mente tanto para aliviar o estresse, relaxar e criar artesanatos de forma criativa.

Não é necessário um ambiente especial para começar a crochetar, basta ter acesso a alguma ferramenta básica para começar, como uma agulha de crochê e os materiais de que necessite para começar a trabalhar.

Pode ser desde uma lã em estoque, fios de lã, lã reciclada ou materiais especiais, como a seda ou o couro. Em seguida, é necessário saber quais são os pontos principais da crochê e como criar peças com eles.

Abaixo, apresentamos 8 pontos essenciais para iniciantes no artesanato da crochê

Estes podcasts desenvolvem esses princípios básicos que permitem compreender melhor o processo e começar a produzir trabalhos em crochê.

Fique conosco e aprenda mais sobre a arte da crochê e os princípios básicos para conseguir realizar seus artesanatos de forma rápida e dinâmica.

Benefícios de aprender crochê com pontos para iniciantes

Aprender crochê com pontos é uma excelente maneira de entrar no mundo da arte do crochê. Isso além de divertido, proporciona muitos benefícios. Estes incluem:

1. Pode ajudá-lo a desenvolver capacidades motoras finas. O crochê emprega movimentos repetitivos controlados e precisos para criar pontos crochets precisos. Trabalhando com agulhas de crochê, seu talento para o controle de movimentos musculares finos pode aumentar.

2. É bom para aumentar a sua capacidade mental. O crochê enfrenta uma pessoa com um desafio tanto mental quanto físico. Criar e seguir padrões demanda atenção, memória, concentração e lógica, que exigem habilidades cognitivas.

3. Ajuda na redução do estresse. Quando se trata de proporcionar alívio do estresse, o crochê é uma atividade terapêutica útil. Estudos mostram que a execução de crochê reduz os níveis de ansiedade e relaxa e alivia a tensão.

4. É excelente para o desenvolvimento de habilidades que podem levar a carreiras interessantes. Executar um projeto de crochê oferece um incentivo real. Quanto mais você domina a arte do crochê, mais interessantes são os projetos que você poderá criar, aumentando assim sua rentabilidade.

5. Ajuda a conectar os crocheteiros uns com os outros. O crochê não é uma atividade individual. Não é incomum encontrar grupos formados principalmente de crocheteiros entusiastas que compartilham a arte do crochê e convidam novas pessoas para juntar-se a eles.

O número de crocheteiros está crescendo, o que proporciona uma ampla oportunidade para criar uma rede de amigos solidários.

Como aprender os 8 pontos de crochê para iniciantes

1. Arremate: Esta é a última etapa de qualquer trabalho em crochê. Arremate o seu trabalho após completar as etapas anteriores.

2. Corra de Anel: Esta etapa dá início ao trabalho. Coloque o fio no seu gancho e faça um anel com um nozinho apertado para começar seu trabalho.

3. Ponto Alto/Meia: Estes dois pontos ajudam a criar decorações em trabalhos de crochê. O ponto alto é conseguido ao passar o fio passando por cima do gancho enquanto o meio ponto é feito ao passar o fio por baixo do gancho.

4. Ponto Baixíssimo: Este tipo de ponto é usado para criar áreas clássicas em trabalhos de crochê. Você precisa passar o fio sob um ponto e fazer uma volta no gancho antes de continuar com a linha.

5. Ponto Invisível: Este ponto é usado para criar uma junta sempre que você parar e começar novamente qualquer trabalho de crochê. É conseguido ao passar o fio por baixo dos dois últimos pontos na linha.

6. Laçar/Tricotar: Estes dois pontos ajudam a criar bobinhas e trama de uma colcha. O laçar é conseguido ao apertar o ponto no laço e o tricotar é conseguido ao passar o fio pela presilha.

7. Laço: Este ponto é usado para criar laços decorativos e ornamentais em trabalhos de crochê. Ele é conseguido ao fazer oito loopes no gancho e passar pelos oito loopes.

8. Ponto Fantasia: Com este tipo de ponto é possível criar motivos mais complexos e criar texturas especiais declarando qualquer trabalho de crochê. Este ponto é conseguido ao seguir certas instruções detalhadas.

Considerações finais

Os pontos de crochê para iniciantes são ótimos para quem deseja começar a aprender a arte do crochê. Aprender a fazer um ou dois pontos básicos é o primeiro passo para adquirir o conhecimento necessário para criar seus próprios designes ou produzir obras mais complexas.

Visualizar tutoriais ou vídeos introdutórios pode ser bastante útil para obter as informações básicas sobre os pontos. Além disso, procurar por tutoriais em sites especializados ou fazer aulas com um professor podem ajudar os iniciantes a desenvolver uma compreensão mais profunda e habilidades para desenhar suas próprias obras.

No geral, os pontos de crochê para iniciantes são um excelente meio de se familiarizar com essa bela e criativa arte.

Sobre o Autor
Cristiana
Cris Caliman

Você está aqui: