Quando será liberado o FGTS 2023 – O que vai mudar

Escrito por Cris Caliman em

Neste artigo, vamos falar sobre o FGTS 2023-(Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), criado em julho de 1966 visando proteger os trabalhadores brasileiros. Desde então, passou por importantes mudanças para se adequar às exigências da legislação trabalhista.

Os trabalhadores brasileiros estão atentos à atualização do FGTS 2023, que proporcionará diversas alterações no sistema de proteção ao trabalhador previsto na Lei 8.036/1990. Essa nova fase do sistema trará agilidade para o saque do FGTS, modernização dos serviços, melhorias nos direitos dos trabalhadores e mudanças significativas no sistema de saque antecipado.

A liberação do FGTS 2023 está prevista para ocorrer até o final de 2022. A proposta do novo FGTS é dar ao trabalhador brasileiro mais flexibilidade para sacar imediatamente ou pagar os valores em até 12 vezes, além da possibilidade de usar os recursos no financiamento da casa própria, reforma de imóveis, pagamento de dívidas pessoais, despesas médicas e compra de bens.

FGTS 2023 – O que vai mudar

A partir de janeiro de 2023, o governo federal alterou as regras para os trabalhadores brasileiros que se aposentarem, ganhando um benefício adicional com o FGTS 2023.

O FGTS 2023 concede um benefício adicional aos trabalhadores que já estavam aposentados ou que se aposentaram a partir de 1º de janeiro de 2023. Essa mudança foi feita para melhorar a economia de quem enfrentou a difícil situação durante a pandemia causada pela Covid-19.

As novas regras do FGTS 2023 permitem que os aposentados recebam uma parcela adicional de até R$ 2.000,00. Esse valor será pago pelo governo às pessoas que se aposentarem a partir de 1º de janeiro de 2023.

Os aposentados também terão a oportunidade de sacar o FGTS 2023 com o valor mensal que recebem das aposentadorias. Esses recebimentos incluem o pagamento antecipado de valores que o trabalhador receberá 12 meses nos próximos. Essas parcelas serão pagas mensalmente nos próximos 12 meses.

Os aposentados que já receberam suas pensões antes de 1º de janeiro de 2023 também poderão se beneficiar do FGTS 2023. Eles devem solicitar o benefício diretamente ao Ministério da Economia.

O governo federal está trabalhando para fornecer essa assistência aos trabalhadores que enfrentam situações econômicas desafiadoras durante a pandemia. Esta é uma medida para ajudar os cidadãos que mais precisam, pois normalmente têm menos possibilidades de contribuir para a economia.

Espera-se que o FGTS 2023 faça uma diferença significativa para os aposentados que lutaram durante a pandemia de Covid-19.

Quais são os direitos dos trabalhadores brasileiros envolvendo o FGTS

Conforme a legislação trabalhista brasileira, os trabalhadores têm direito a receber o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), um fundo de previdência social criado para proteger os trabalhadores contra demissões sem justa causa.

Os principais direitos dos trabalhadores brasileiros relacionados ao FGTS incluem:

• O direito de depositar uma parcela fixa dos salários recebidos em sua conta vinculada ao FGTS. Esse depósito é feito mensalmente, sendo obrigatório para empregadores formais com carteira assinada.

• Direito de saque do saldo da conta do FGTS em casos específicos, tais como: demissão sem justa causa, diagnóstico de doença grave e invalidez, compra de imóvel financiado, conforme o caso;

• O direito de receber até 40% do saldo da conta do FGTS quando não tiver mais direito às contribuições e o benefício tiver que nascer;

• Direito de utilizar o saldo acumulado na conta do FGTS para o trabalhador poder efetuar a rescisão contratual sem perder todos os benefícios da rescisão contratual.

Em caso de dúvida sobre seus direitos relacionados ao FGTS, é recomendável que você entre em contato com o órgão responsável para mais informações ou acesse o site do FGTS.

Como consultar o FGTS online

Para consultar o FGTS online, você precisa se cadastrar no site do FGTS Online. Para isso, basta acessar o site do FGTS e clicar na opção “Cadastre-se”.

Ao se registrar, você será solicitado a fornecer seus dados pessoais e outras informações básicas. Em seguida, você criará um login e senha para acessar o site do FGTS Online.

Para fazer a consulta, acesse o site do FGTS e clique no botão “Acessar Meu FGTS Online”. Em seguida, faça login com seu nome de usuário e senha criados durante o registro.

No menu inferior da página, você poderá acessar todas as informações relacionadas ao seu FGTS, como saldo, contrato vinculado, histórico de depósitos, entre outros.

Considerações finais sobre o FGTS 2023

A partir de 2023, a nova lei do FGTS oferecerá aos trabalhadores brasileiros mais benefícios, como garantia de renda previdenciária, para que possam se aposentar com tranquilidade e satisfação na aposentadoria.

Além disso, sua utilização flexível abriu novos mercados e modalidades para as contas dos trabalhadores, ampliando as possibilidades para quem precisa de mais recursos. Por fim, as alterações desse novo FGTS 2023 estarão em voga para dar maior segurança de renda aos trabalhadores brasileiros.

Sobre o Autor
Cristiana
Cris Caliman

Você está aqui: