Confira dicas de aplicativos educativos para aprender brincando

Escrito por Cris Caliman em

Aplicativos educativos são produtos de software para dispositivos móveis projetados para ajudar a educar os usuários. Esses aplicativos são projetados para educar e treinar usuários de todas as idades, de crianças a adultos, e se concentrar em diversas áreas, como matemática, ciências, história, linguagem e outras disciplinas.

Os aplicativos educacionais podem ser usados por professores, alunos e outros usuários individuais para aprimorar seus conhecimentos. A popularidade dos aplicativos educacionais tem crescido constantemente nos últimos anos. Os aplicativos permitem que seus usuários se envolvam em conteúdo educacional em seu próprio ritmo e estilo, o que é muito mais conveniente e prático do que estudar usando livros didáticos tradicionais e outros meios de educação.

Os aplicativos também costumam incluir gamificação, esquemas de cores e gráficos, bem como sons e animações para tornar o aprendizado mais interessante e interativo. Os aplicativos educacionais também são projetados para manter seus usuários motivados e com a capacidade de medir seu progresso e recompensar suas conquistas.

Quais as vantagens dos aplicativos educativos

Os aplicativos educativos geralmente são gratuitos e fáceis de usar, o que significa que praticamente qualquer pessoa pode começar a usá-los e aprender com eles.

Esses aplicativos também são projetados para serem usados em todas as principais plataformas móveis, como Android, iOS e Windows Phone. Com tantas vantagens, os aplicativos educacionais são cada vez mais utilizados nas salas de aula e em casa e são a alternativa privilegiada para alunos e professores em tempos de digitalização.

Quais são os melhores aplicativos educativos

1. Quizlet: Quizlet é um programa gratuito que fornece flashcards e mais de 20 ferramentas de estudo para ajudar os alunos a se prepararem para exames e testes. O site classifica um grande banco de dados de termos, definições e estruturas para permitir que os usuários acessem o conteúdo online ou offline de qualquer lugar. Está disponível em formato móvel, web e desktop.

2. Khan Academy: é uma plataforma educacional gratuita de alto nível. Oferece conteúdo de aprendizado que inclui vídeos, exercícios interativos e palestras ao vivo. Os cursos oferecidos na Khan Academy fornecem aos alunos materiais de estudo abrangentes e tarefas inteligentes para que possam praticar e obter estratégias para melhorar suas habilidades.

3. Coursera: é uma plataforma online que oferece mais de 3.800 cursos em diversas áreas do conhecimento. Os cursos disponíveis no Coursera são ministrados por instrutores treinados exclusivamente de locais como Stanford, Harvard, Yale e Duke. Além das aulas interativas, os cursos do Coursera também incluem tarefas, projetos e discussões para ajudar os alunos a praticar e aplicar seus conhecimentos.

4. EdX: semelhante ao Coursera, o edX é uma plataforma online para cursos de nível superior. Oferece mais de 1.500 cursos ministrados por universidades e escolas de ensino superior. Além disso, os alunos também têm acesso a um mentor de aprendizado on-line para obter feedback rápido sobre seu progresso e desenvolvimento durante o curso.

5. Udemy: Udemy é uma plataforma online muito prática com mais de 65.000 cursos abrangendo todos os níveis de habilidade. Cada curso é ministrado por instrutores protegidos, com vídeos de demonstração interativos e suporte de fórum para discutir, compartilhar e aplicar o conteúdo aprendido. Além disso, está disponível em 23 idiomas diferentes, o que o torna acessível a um público amplo.

Como baixar e usar os aplicativos educativos

1. Abra o seu aplicativo de loja de aplicativos preferidos, seja o App Store, Google Play Store ou outros.

2. Digite “Aplicativos Educacionais” na caixa de pesquisa e selecione a opção desejada.

3. Quando a lista de aplicativos aparecer, clique em “Baixar” no aplicativo desejado ou selecione o botão “Comprar” se o aplicativo for pago.

4. Aguarde o download e a instalação do aplicativo.

5. Abra o aplicativo e siga as instruções para configurar e usa-lo de acordo com suas necessidades.

Conclusão

Os aplicativos educacionais são uma grande inovação para ensinar e aprender. Isso ajuda a tornar a experiência de ensino muito mais interativa e divertida. Aplicativos educacionais podem ser usados para estimular os alunos, motivando-os a aprender e ajudando-os a entender melhor o conteúdo ensinado.

A maioria dos aplicativos educacionais possui alto padrão de qualidade e pode ser facilmente adaptada a diferentes estilos de aprendizagem. Além disso, eles estão se tornando cada vez mais populares entre educadores e alunos.

No entanto, eles não devem ser usados como substitutos das aulas em sala de aula, pois alguns professores podem prescrever demais aos alunos para mostrar seu valor. Os educadores devem escolher cuidadosamente os aplicativos educacionais e garantir que sejam apropriados e benéficos para os alunos.

Sobre o Autor
Cristiana
Cris Caliman

Você está aqui: