Cachoeiras fantásticas que você precisa conhecer em Minas Gerais

Escrito por Cris Caliman em

O estado de Minas Gerais, no Brasil, é conhecido por seus belos campos, cidades históricas e magníficas cachoeiras. Essas cachoeiras são algumas das mais bonitas e extensas de toda a América do Sul, e todo o ano atraem milhares de visitantes.

Desde as tranquilas águas de sabor doce das Cachoeiras do Six Waterfalls Park, ao sul do estado, às cachoeiras em cascata de Cairu, as lagoas com águas Perolas, à majestosa Cachoeira Casca D’Anta, no norte da região, cada cachoeira em Minas Gerais apresenta uma beleza única.

8 cachoeiras fantásticas de Minas Gerais que você precisa conhecer

1. Cachoeira Salto do Lourenço (Manhumirim):

Esta bela cachoeira é um dos picos mais famosos da Serra da Moeda. A cachoeira tem a impressionante altura de 70 metros, com guias locais levando os aventureiros através da trilha verde para chegar lá.

A água cristalina tem um forte fluxo e cai em duas quedas diferentes nos topos das montanhas. A cachoeira fica cercada por trilhos ecológicos, garantindo uma experiência segura e tranquila.

2. Cachoeira Casca D’anta (Cambuí)

Esta cachoeira escondida por trás de um grupo de árvores em Cambuí é uma visão assombrosamente exótica de energia e beleza.

A queda d’água tem um índice de beleza que aumenta quando emoldurada por gramados e árvores nativas que se espalham ao redor.

A cachoeira vem em forma de cascata com águas transparentes com profundidades entre os 1 a 2 metros. O lugar perfeito para uma jornada relaxante selvagem.

3. Cachoeira do Veadinho (Varginha):

Uma queda d’água com mais de 50 metros de altura, situada nas montanhas de Varginha, é um dos dólmens mais impressionantes de Minas Gerais.

O local é cercado por impressionantes paisagens naturais em meio às montanhas, formando um cenário pitoresco. Os visitantes podem se refrescar e aproveitar uma trilha natural para chegar à cachoeira.

4. Cachoeira Belvedere (Rio Vermelho)

Esta magnífica cachoeira está localizada nos subúrbios de Rio Vermelho, ao lado do parque nacional do mesmo nome.

As águas limpos e cristalinos escorrem pelas rochas, criando belos tons de luz dourado, que se torna ainda mais espetacular quando iluminado pelo sol.

Abundantes árvores nativas e plantas ao redor constroem um mosaico perfeito para se refrescar.

5. Cachoeira do Tabuleiro (Itanhandu)

Esta pequena cachoeira situa-se dentro do Parque Estadual do Tabuleiro, no município de Itanhandu. A queda d’água tem um avanço de águas cristalinas caindo pelas rochas com 16 metros de altura.

Uma palmeira se destaca com unhas enormes e se espalha ao longo da cachoeira. É possível chegar até a cachoeira fazendo trilhas curtas que passeiam pelo parque.

6. Cachoeira das Andorinhas (Anqueirós):

As Andorinhas de Anqueirós é uma cena natural lindíssima, ornada por amplas áreas ao redor. O local foi criado para reforçar a consciência ambiental para proteger a natureza localmente.

A trilha que vai até a cachoeira é curta e simples, e oferece a possibilidade de admirar a natureza em toda sua beleza.

7. Cachoeiras São Miguel (Marilândia)

Esta cachoeira localizada no lado norte da cidade de Marilândia é uma belíssima queda d’água com 15 metros de altura. Possui trilhas ecológicas para os aventureiros.

Além de tabuas de madeira para acessar a queda d’água. a trilha termina no cânion próximo à queda d’água, onde é possível se refrescar com a água cristalina e absorver a paisagem ao redor.

8. Cachoeiras Arará (Urucuia)

A cachoeira Arará em Urucuia está localizada no interior de uma antiga floresta Atlântica, preservada ao longo dos séculos.

A queda d’água grande e majestosa, com formação em dois lava jatos, imita o formato de uma cachoeira de 2 etapas.

É perfeito para mergulhar, pois o fundo da cachoeira é suave, e a cascata proporciona um luau refrescante para a sua experiência em meio à natureza.

Considerações finais sobre as cachoeiras fantásticas de Minas Gerais que você precisa conhecer

As cachoeiras fantásticas de Minas Gerais são verdadeiras jóias naturais! Experimentar as belezas destes lugares é uma experiência única que todos deveriam ter ao menos uma vez na vida.

Se estiver planejando uma viagem para o Brasil, não perca a oportunidade de conhecer estas maravilhosas cachoeiras e tudo o que elas têm para oferecer.

A natureza selvagem destes locais é algo que apenas os que lá estiverem entenderão. O som cristalino da água caindo nas quedas, a serenidade que acompanha o lugar e a variedade de vida animal que aqui habita.

Tornam a experiência ainda mais memorável. Se você não puder visitar estas cachoeiras, pelo menos tente assistir a alguns vídeos para sentir o que está perdendo!

Sobre o Autor
Cristiana
Cris Caliman

Você está aqui: