As 10 Franquias de Maior Sucesso no Brasil

Escrito por Cris Caliman em

No Brasil, as franquias têm se mostrado sobretudo como uma das melhores formas de empreender com segurança. Com um modelo de negócio pré-testado e já sucedido em outras regiões, é possível ter mais assertividade nas escolhas e decisões.

Por isso, o setor tem crescido muito nos últimos anos, e estudar os exemplos de sucesso pode ajudar a desenvolver negócios próprios. Seguindo exemplos de franquias de sucesso no Brasil, investidores têm à disposição interessantes possibilidades.

Ferramentas e mecanismos de gestão eficientes, além de produtos e serviços conhecidos, favorecem o desenvolvimento de negócios rentáveis ao longo do tempo.

As 10 maiores franquias de sucesso no Brasil

1. Subway – Subway é uma conhecida franquia de fast food norte-americana que abriu sua primeira unidade brasileira em 1998. Hoje são mais de 160 franquias espalhadas por todo o país e a cadeia é responsável por uma significativa fatia do mercado de Alimentação Fora do Lar.

2. KFC – Uma das principais marcas de frango frito do mundo, presente há mais de 50 anos no Brasil, a rede oferece não somente seu produto estrela, como diversos combos e acompanhamentos.

3. Bob’s – Criado em 1952, o Bob’s é um dos maiores hamburguerias do Brasil. Possui mais de 275 franquias em todo o país, atendendo milhares de clientes todos os dias.

4. Hardee’s – Rede americana que chegou ao Brasil em 1994 e que oferece o clássico burge americano, além de saladas, sobremesas, shakes e drinks. Atualmente são mais de 100 unidades espalhadas por todos os estados brasileiros.

5.McDonald’s – A mais populares franquias de fast food do mundo chegou ao Brasil em 1979 e já possui mais de 500 unidades espalhadas por todo país.

6. Frango Assado – Criada em 1998, se tornou rapidamente uma das redes de alimentação de maior sucesso no Brasil. Atualmente possui mais de 200 franquias espalhadas em todos os estados.

7. Burger King – A rede americana de fast food, especializada em lanches de carne chegou ao Brasil em 2009 e é responsável por uma fatia significativa do mercado de Fast Food. São mais de 180 unidades espalhadas por todo o país.

8. Spoletto – Marca muito conhecida no Brasil pelas suas pizzas, lanches e sobremesas. Com mais de 470 franquias, a Spoletto é responsável a uma considerável fatia do mercado de Alimentação Fora do Lar.

9. Popeyes – Outra rede norte-americana de fast food, focada em frango, que chegou ao Brasil em 2012. Atualmente são mais de 110 franquias espalhadas por todo o país.

10. Bob’s La Pizzaria – Rede de pizzaria do Bob’s, com mais de 200 franquias, é responsável por uma considerável fatia do mercado de pizzas no Brasil. Oferece as mais variadas opções de sabores de pizza.

Passo a passo para ter resultados nas maiores franquias de sucesso no Brasil

1. Pesquise por referências: Existem vários sites e blogs especializados com informações sobre as principais franquias brasileiras de sucesso. Você pode obter dicas valiosas que ajudarão a entender os requisitos de entrada, bem como os outlays e as previsões de receita.

2. Entre em contato com as franqueadoras: Nessa etapa, você precisará entrar em contato com as franqueadoras para obter informações mais detalhadas. Instale uma reunião presencial ou virtualmente com a pessoa responsável da marca e entenda todas as informações necessárias.

3. Escolha um plano de negócios: Cada marca tem seu próprio plano de negócios, que deve ser seguido. Analise o plano e entenda como ele pode ajudar você a conseguir os melhores resultados.

4. Comunique-se com anteriores franqueados: Conversar com franqueados anteriores é fundamental para entender o que torna a franquia bem-sucedida. Ouvir aqueles que passaram por uma situação similar permitirá que você conheça os desafios e os benefícios associados à franquia.

5. Torne-se membro da Associação de Franquias: Existem associações de franqueados brasileiros que podem ajudar você com o conhecimento necessário para expandir o seu negócio de franquia. Participe de suas atividades e fique atualizado com novos desenvolvimentos.

6. Desenvolva relacionamentos com outros franqueados: Manter relacionamentos positivos e saudáveis ​​com outros franqueados é essencial. Compartilhar experiências e interagir com outros membros ajudará você a aprimorar seu conhecimento sobre as franquias de sucesso.

7. Implemente as instruções corretas: Uma vez que você tenha entendido tudo, é hora de implementar as instruções fornecidas pela franqueadora. Crie um ambiente acolhedor e mantenha o foco nos objetivos. Com o empenho e dedicação adequados, você terá resultados significativos.

Considerações finais

O artigo conclui que as maiores franquias no Brasil são as de franquias de alimentos e bebidas, seguidas por serviços de beleza e saúde, serviços de limpeza, serviços educacionais, franquias de brinquedos, serviços de transporte e franquias de tecnologia.

Destaca-se ainda a importância da concessão de serviços às micro e pequenas empresas, uma vez que são responsáveis por cerca de 60% do total de empregos no país.

Outro aspecto importante é a realização de investimentos em infraestrutura, pesquisa e desenvolvimento por parte das franqueadoras, o que contribui para o crescimento da ecologia empresarial do país.

Sobre o Autor
Cristiana
Cris Caliman

Você está aqui: