Carteira Digital de Trânsito – Saiba como Baixar

Escrito por Cris Caliman em

CNH Digital é um aplicativo gratuito criado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para facilitar o acesso a documentos fiscais, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dentro do território nacional brasileiro.

Com ela, os usuários podem consultar a situação da CNH digital, além de imprimir, atualizar e renovar o documento original. O aplicativo dispõe ainda de um sistema de notificação que permite ao utilizador ser imediatamente informado via mensagem sempre que ocorram alterações na carteira.

Além disso, é possível cadastrar diversas informações importantes para o motorista, como endereço, endereços para correspondência, dados bancários e muito mais.

Outra funcionalidade do aplicativo é o compartilhamento de dados entre motoristas, para permitir que todos comprovem informações sobre carteiras de habilitação, multas, acidentes e outros assuntos.

CNH Digital | Quais são as funções detalhadas do aplicativo?

O aplicativo Cnh Digital possui uma série de funções que auxiliam os motoristas a administrar melhor a Carteira Nacional de Habilitação.

Com o aplicativo, o usuário pode consultar a validade de sua habilitação, consultar o histórico de infrações de trânsito, obter informações atualizadas sobre o veículo que dirige, calcular o custo do seguro do carro, entre outras funcionalidades úteis.

Além disso, o usuário pode consultar o saldo de pontos em sua carteira, além de assistir a vídeos educativos e leis relacionadas à legislação de trânsito.

A CNH Digital é um documento eletrônico emitido e validado pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) que tem o mesmo valor jurídico da CNH impressa, a versão em papel.

Ele está vinculado ao número do Cadastro Nacional de Motoristas (RENACH) e é obtido por meio do sistema de autoatendimento do DENATRAN, disponível no site do órgão.

Por que a CNH digital é tão importante atualmente

A CNH Digital surgiu como um dos primeiros recursos de projetos de modernização e redução de custos para a administração pública brasileira. Além disso, oferece inúmeros benefícios ao cidadão. Entre eles destacam-se:

Maior praticidade para os motoristas: Ao contrário da CNH tradicional, que demanda mais tempo e custos para emitir um documento com atualizações, a CNH digital é gerada automaticamente, tornando-a mais prática e evitando transtornos.

Menor risco: Com a CNH digital, há menos chance de extravio e posterior necessidade de reemissão do documento. Isso porque, mesmo perdendo o celular, o documento pode ser acessado em outro aparelho habilitado através do seu usuário/senha.

Menos burocracia: A partir da CNH digital, a emissão e atualização do documento serão feitas totalmente eletrônica. Assim, o processo de renovação da carteira de habilitação será descomplicado e mais barato, sem a necessidade de idas a postos adicionais.

Maior segurança de dados: Os dados pessoais do motorista são armazenados na Nuvem e criptografados com os mais avançados padrões de segurança, evitando golpes e vazamentos de dados.

Em suma, a CNH Digital veio para tornar a gestão dos dados do motorista mais segura e prática, e tem motivado outras áreas do governo a também adotarem medidas de modernização e modernização da administração pública.

Passo a passo para baixar a licença digital

1. Abra o aplicativo do Certificado Digital, baixado na App Store ou Google Play Store;

2. Na tela inicial, selecione o botão “Atualizar Cnh Digital” para acessar a tela de atualização;

3. Digite o número da sua CNH e digite sua data de nascimento;

4. Clique no botão “Continuar” para prosseguir;

5. Escaneie o QR Code que aparece na tela ou use o código PIN que você recebeu por e-mail;

6. Baixe o certificado digital da CNH;

7. Digite a senha para iniciar e duas vezes para confirmar a instalação. Pronto, agora você tem sua licença digital!

Tem a mesma validade da CNH em papel, ou seja, 10 anos, renováveis posteriormente. Porém, ao contrário da versão impressa, é mais rápido de emitir, não há necessidade de portar a cédula e não expira até que a renovação do documento seja confirmada pelo Denatran.

Considerações finais sobre a CNH digital

A CNH Digital é uma implementação do Governo Federal que visa modernizar e digitalizar a emissão, entrega e atualização da Carteira Nacional de Habilitação, tornando o processo muito mais prático e ágil para o motorista brasileiro.

A utilização também contribui para a redução do uso de documentos físicos, sendo um grande passo rumo à sustentabilidade. Além disso, por ser uma ferramenta digital, também reduz a necessidade de filas nas unidades de habilitação, além de fortalecer a fiscalização e a segurança no trânsito.

Por isso, a CNH Digital pode ser considerada uma importante inovação trazida pelo Governo Federal, pois proporciona maior comodidade aos motoristas e até se torna uma aliada na gestão do trânsito brasileiro.

Sobre o Autor
Cristiana
Cris Caliman

Você está aqui: