Play Store não está baixando aplicativos | Veja como resolver

Escrito por Cris Caliman em

O Google Play Store é um dos maiores repositórios de aplicativos e jogos do mundo, contendo centenas de milhares de aplicativos para usuários Android. No entanto, às vezes, algo dá errado com o Play Store e os usuários enfrentam problemas ao tentar baixar seus aplicativos.

No artigo de hoje, vamos olhar para algumas das possíveis causas de erro e ver como você pode tentar consertar esse problema. É importante verificar se o seu dispositivo ainda tem uma versão do Play Store ou não. Isso é feito entrando em Configurações > Aplicativos.

Se não houver nenhuma versão, você terá que baixar e instalar a última versão. Se o Play Store ainda estiver instalado, verifique se a versão mais recente está ativa. Outro motivo possível é que o seu dispositivo simplesmente não tem espaço suficiente para baixar aplicativos.

Quando as memórias são baixas, geralmente há problemas de download de aplicativos. Para ter certeza, verifique o gerenciador de arquivos e confira os arquivos armazenados nele. Se necessário, limpe o espaço para ter certeza de que o Play possa baixar novos aplicativos.

Motivos do Play Store não está baixando aplicativos

1. Falha na conexão de rede: Verifique se a conexão de rede está funcionando corretamente e tente novamente. Se o problema persistir, verifique se o seu provedor de serviços de internet (ISP) está funcionando corretamente ou se há alguma restrição em relação ao tráfego de dados para serviços de terceiros.

2. Erro na versão do Android: Verifique se o seu dispositivo está usando a versão do Android oficialmente lançada pela empresa fabricante do dispositivo. Se estiver usando uma versão modificada, é possível haver alguma incompatibilidade. Neste caso, você precisará fazer atualizações de software para a versão oficialmente lançada para que o Play Store funcione corretamente.

3. Atualizações de software: Verifique se há atualizações disponíveis para o Play Store e outros aplicativos instalados no seu dispositivo. Normalmente, o Play Store verifica se existem atualizações automaticamente. Se não, verifique se há atualizações manualmente.

4. Erro do aplicativo: Se o problema estiver relacionado a uma aplicação específica, então a solução depende do erro ou falha do aplicativo em questão. Neste caso, você pode contatar o desenvolvedor do aplicativo para obter mais informações sobre como corrigir o problema.

5. Falta de espaço de armazenamento: É importante verificar se existe espaço suficiente no dispositivo para instalar aplicativos. Se não, é possível que o Play Store não seja capaz de baixar, instalar ou atualizar aplicativos devido à falta de espaço livre.

Como corrigir os erros do Play Store não está baixando aplicativos

1. Verifique a conexão com a Internet: Verifique se a conexão com a Internet está funcionando corretamente, pois isso pode evitar erros de download. Desconectar e reconectar à rede ajuda a corrigir temporariamente esses erros.

2. Verifique os problemas relacionados à conta: verifique se os seus dados de login estão corretos e se a conta no Google Play Store ainda é ativa.

3. Limpe o cache do aplicativo: O armazenamento do cache do aplicativo pode representar alguns erros. Então, para limpar o cache do aplicativo, vá para Configurações> Aplicativos> Armazenamento> Limpar cache.

4. Desinstale e reinstale o aplicativo do Google Play Store: desinstale e reinstale a versão mais recente do aplicativo.

5. Verifique se há permissões concedidas corretamente: Certifique-se de que todas as permissões necessárias foram fornecidas corretamente para seu aplicativo e para o Google Play Store.

6. Use um proxy de miscelânea: Se você se conectar a uma rede condicional com US Proxy, use um aplicativo de miscelânea (Virtual Private Network) para obter acesso às últimas versões do Google.

Considerações finais

O Google tem muitas funcionalidades para melhorar sua experiência de usuário. Se você encontrar um erro ao tentar baixar um aplicativo, a primeira coisa a fazer é verificar se não há nenhuma atualização. Se houver, atualize para a versão mais recente e tente novamente.

Outra possibilidade é reiniciar seu dispositivo, pois pode não estar funcionando adequadamente. Além disso, verifique se o problema está relacionado a sua conexão à Internet ou à própria conta do usuário. Se o problema persistir, você pode apagar os dados do aplicativo e tentar novamente.

No entanto, se o problema continuar, entre em contato com o Google Play Store para verificar se o erro é conhecido. Ao realizar essas etapas, você poderá corrigir o erro e continuar usando o Google Play Store.

Sobre o Autor
Cristiana
Cris Caliman

Você está aqui: