Como fritar peixe sem deixar cheiro na cozinha | Confira nossas dicas

Escrito por Cris Caliman em

Fritar peixe pode ser uma atividade ótima para uma janta especial, mas a desvantagem é que quando se frita alimentos, pode-se acabar com uma cozinha com forte cheiro de fritura.

Por outro lado, existem alguns truques que podem ser seguidos para que a fritura de peixe possa ser feita de forma saudável e sem cheiro na cozinha.

Primeiramente, é importante lembrar que é preciso usar temperos apropriados para que o peixe não fique muito gorduroso e também para que ele adquira sabor.

Isso significa que o peixe deve ser empanado com farinha, ovo e temperos para que ele possa ficar com uma casquinha que se mantenha durante o tempo de fritura.

Porque fritar peixe deixar cheiro na cozinha?

O cheiro que fica na cozinha após se fritar peixe geralmente resulta da combinação de óleo queimado e da liberação de óleos naturais do próprio peixe.

Quando o óleo é aquecido a temperaturas extremas durante a fritura, as moléculas voláteis são liberadas no ar, formando o cheiro típico da fritura.

Além disso, o cheiro da fritura do peixe também pode ser amplificado pela vaporização dos ácidos graxos contidos na gordura do peixe.

Devido ao seu alto teor de proteínas, o peixe pode também desenvolver um odor intenso à medida que envelhece. Por estas razões, o cheiro da fritura do peixe pode persistir por vários dias, mesmo após a limpeza das panelas e da cozinha.

Passo a passo para fritar peixe sem deixar cheiro na cozinha

1. Escolha o peixe: opte por filetes já preparados ou inteiros pequenos, sentimentos e sem espinha, como tilápia, carapau, brótola ou linguado, entre outros.

2. Corte as partes de peixe como se estivessem prontas para fritar.

3. Remova toda a gordura e refogue a carne com um pouco de azeite.

4. Misture farinha de rolo com sal e pimenta a gosto, para dar sabor ao peixe.

5. Mergulhe os pedaços de peixe na mistura de farinha e frite-os na panela.

6. Tire o peixe frito da panela, coloque-o em um papel absorvente para retirar o excesso de óleo.

7. Enrole o peixe em papel alumínio para manter o calor e o sabor.

8. Para evitar o cheiro na cozinha, coloque bicarbonato de sódio em uma assadeira e leve ao forno em temperatura média por 20 minutos.

9. Remova o bicarbonato da assadeira e sirva o peixe frito quente.

Vantagens de fritar peixe sem deixar cheiro na cozinha

1. Um dos principais benefícios de fritar peixe é que ele não deixa cheiro na cozinha. Isso torna conveniente para aqueles que não querem que o seu espaço de vida fique impregnado com o cheiro de alimentos fritos.

2. A fritura sem cheiro ajuda a manter os alimentos limpou e saudáveis. A fritura geralmente cobre alimentos com uma camada protetora. Isso impede que as bactérias e outros organismos patogênicos se multipliquem. Quando eles permanecem dentro do alimento, eles não podem causar danos à saúde.

3. Além disso, os alimentos fritos com pouco cheiro são também mais seguros para as famílias com crianças pequenas que podem ser afetadas pelos cheiros fortes de alimentos fritos.

4. A fritura também é um dos métodos mais rápidos de cozinhar alimentos. Você não precisa gastar muito tempo preparando os alimentos, economizando muito tempo na cozinha.

5. Além disso, a comida frita raramente precisa de molhos ou outros aditivos para tornar o sabor mais atraente.

6. Outra grande vantagem é que a fritura sem cheiro também leva menos óleo para cozinhar. É uma “receita” prática e saudável, que melhora a qualidade nutricional dos alimentos. Isso é importante para aqueles que estão tentando seguir uma dieta saudável.

Considerações finais

Fritar peixe é uma excelente forma de preparar alimentos, pois é prático, saboroso e nutritivo. Mas, muitas pessoas se preocupam com o cheiro que o processo de fritura pode deixar na cozinha e isso pode impedir que elas aproveitem seus pratos favoritos.

Para evitar o cheiro de peixe frito na sua cozinha, há várias medidas que podem ser tomadas para minimizar o problema.

Verifique o tamanho do recipiente em que o peixe está sendo frito para garantir que a quantidade de óleo não exceda a capacidade máxima.

Além disso, certifique-se de que o óleo está sendo aquecido corretamente para evitar que o peixe vire uma nuvem de fumaça ao ser frito. Finalmente, é importante mudar o óleo depois de algum tempo e garantir que o ar na cozinha esteja bem ventilado durante o processo de fritura.

Com estas considerações, você pode desfrutar de um delicioso peixe frito na sua cozinha, sem ter que se preocupar com o cheiro que isso pode deixar.

Sobre o Autor
Cristiana
Cris Caliman

Você está aqui: