A Escassez de Profissionais Qualificados em Portugal: Por que os Profissionais Certificados Estão em Falta?

Escrito por Cris Caliman em

A oferta de profissionais qualificados em Portugal vem logo após a educação como um dos principais fatores para o desenvolvimento da economia de qualquer país.

No Portugal, a escassez de profissionais qualificados tem aumentado devido à diferença entre a oferta e a procura extremamente desequilibrada.

Esta falta de profissionais qualificados tem um efeito sobre todos os níveis de desenvolvimento, desde o emprego até à inovação, e está colocando um enorme estresse sobre a economia do país.

Veja alguns detalhes sobre profissionais qualificados em Portugal

A medida chave para reverter esta tendência é investir na educação e formação dos trabalhadores, dando-lhes um conhecimento-chave e as competências necessárias para se qualificarem.

Em segundo lugar, é importante criar incentivos e oportunidades para que os trabalhadores possam obter certificações relevantes.

Por último, mas não menos importante, os empregadores e os órgãos governamentais devem cooperar para expandir a oferta de oportunidades para os trabalhadores que se qualificam nas profissões em falta.

Isto tudo foi dito sem se discutir o outro motivo que explica a escassez de profissionais qualificados no Portugal: os profissionais certificados são empregados em outros países de língua portuguesa, como a Angola e Moçambique.

Devido à globalização, esses profissionais encontram oportunidades de emprego mais lucrativas lá do que em Portugal, resultando na sua emigração.

Possuir certificados e qualificações relevantes faz com que esses trabalhadores sejam mais atrativas para as empresas no estrangeiro e, portanto, mais susceptíveis de emigrar.

Por esta razão, prevenir a imigração de profissionais qualificados é crucial para a reversão da falta de profissionais certificados no Portugal no longo prazo.

7 Profissionais Qualificados em Portugal que estão em falta atualmente

1. Engenheiros de Sistemas: Uma necessidade crescente para desenvolver e implementar novos sistemas para empresas em todos os setores da economia, bem como para a gestão do trabalho de informática.

2. Desenvolvedores de Software: Com a digitalização de muitas práticas e o avanço tecnológico, os desenvolvedores de software são necessários para criar e aprimorar aplicativos, sistemas operacionais e outras ferramentas de software.

3. Gerentes de Projetos: Os gerentes de projetos gerenciam os orçamentos, a tomada de decisões e otimizam a execução dos processos, para garantir a entrega de projetos de maneira eficaz e eficiente.

4. Desenvolvedores de Aplicações Web: Desenvolvedores de aplicações web são profissionais qualificados para criar, otimizar e gerenciar websites, para desenvolver conteúdo para dispositivos móveis.

5. Técnicos de Redes: Técnicos de Redes são profissionais qualificados para diagnosticar e resolver problemas comuns de rede, como falhas na conexão, lentidão da rede e problemas de segurança.

6. Especialistas em Big Data: Com a avalanche de dados que a internet nos traz, a necessidade de especialistas em Big Data está se tornar crescente. Estas pessoas são qualificadas para coletar, analisar e interpretar grandes conjuntos de dados.

7. Cientistas de Dados: Os cientistas de dados são necessários para coletar e analisar grandes conjuntos de dados e extrair insights úteis, que possam ajudar as empresas a tomar melhores decisões.

Dicas para trabalhar em Portugal

1. Faça uma pesquisa aprofundada sobre profissões que estão em maior demanda atualmente. Examine os relatórios do governo português para encontrar os setores de atividade que mais precisam de trabalhadores qualificados.

2. Crie um currículo atrativo e informativo detalhando toda a sua experiência, formação, qualificações e competências.

3. Obtenha as qualificações necessárias para os postos de trabalho em Portugal. Alguns dos requisitos de formação são níveis de língua, habilitações de direção e qualificações de profissão.

4. Estude os requisitos de visto para poder entrar e trabalhar na Portugal. Existem vários tipos de vistos, dependendo da sua situação.

5. Encontre uma empresa para trabalhar. Fazer contatos profissionais úteis e criar uma conexão com contatos no LinkedIn é uma ótima maneira de encontrar emprego ou uma oportunidade de emprego numa empresa na Portugal.

6. Se você não tem certeza em que setor trabalhar, procure por oportunidades em iniciativas de empreendedorismo/startups em todo o país. Existem muitas oportunidades e subvenções que podem ajudar na melhora da sua carreira profissional.

7. Se você for de outro país, tente ter conhecimento sobre a cultura portuguesa desenvolvendo um sentido de língua. O português é a língua oficial em Portugal, portanto é importante ter uma compreensão básica da língua.

8. Seja proativo e busque as oportunidades de emprego que estão disponíveis. Seja por meio de networking, mecanismos de busca em várias plataformas online, verificar sempre os sites de empregos e escolas de ensino superior e universidades.

Sobre o Autor
Cristiana
Cris Caliman

Você está aqui: