Como usar o Aplicativo INSS: Um Guia Passo a Passo

Escrito por Cris Caliman em

O Aplicativo INSS, ou aplicativo da Previdência Social, é uma ferramenta moderna desenvolvida pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), cujo objetivo é facilitar o acesso a serviços relacionados à previdência social e ao pagamento de benefícios por parte dos cidadãos brasileiros.

O aplicativo tem diversas funcionalidades que garantem um serviço mais ágil, seguro e prático para os brasileiros. Além de disponibilizar informações sobre os tipos de benefícios disponíveis, datas de pagamentos e orientações de como preencher documentos específicos.

O aplicativo também conta com serviços modernos que já disponíveis na web, como agendamento de datas, sugestão de serviços e a possibilidade de simular acordos familiares. O aplicativo permite também que cidadãos realizem a consulta de vários benefícios disponíveis da Previdência Social.

Como aposentadoria, salário-maternidade e pensão por morte. Além disso, ele garante que todas as informações sejam mantidas de forma segura e que os cidadãos tenham acesso às informações necessárias para a procura de benefícios de forma rápida, sem o custo de um despacho profissional.

Serviços disponíveis no Aplicativo INSS

O Aplicativo INSS oferece diversos serviços para facilitar a comunicação entre os segurados e o INSS. Entre os serviços disponíveis estão:

• Concentre seus Dados INSS: o aplicativo centraliza as informações de todas as fontes do INSS em apenas um lugar, facilitando o acompanhamento das suas obrigações.

• Agendamento de Perícias Médicas: Aqui é possível marcar um exame de perícia médica, que é parte do processo de concessão do benefício previdenciário.

• Simulação de Benefícios Previdenciários: através deste serviço, é possível facultar a simulação de um benefício previdenciário, calculando o seu valor prevendo a concessão do mesmo.

• Emissão de Comprovante: Com o Aplicativo INSS, você consegue emitir documentos, como comprovante de contribuições previdenciárias, necessários para a concessão dos benefícios.

• Extrato Previdenciário: Com o extrato de informações previdenciárias, você visualiza em apenas um lugar todas os detalhes acerca dos seus benefícios e contribuições.

• Atualização de Dados Cadastrais: Através deste serviço, é possível atualizar dados cadastrais do segurado, tais como o endereço, dados bancários, opções de pagamento entre outros.

• Atendimento Virtual: O atendimento virtual está disponível para que o segurado possa manifestar suas dúvidas e solicitações, em um atendimento online com a instrução de um profissional do INSS.

• Notificações: As notificações possibilitam o acompanhamento do processo do seu benefício previdenciário em tempo real.

• Elaboração do Documento de Identificação Social (DPS): O DPS é um documento de identificação necessário para abrir conta bancária, solicitar o desconto em folha com o DAS e outros serviços. Com o aplicativo do INSS, você consegue emitir esse documento.

Passo a passo para baixar e usar o Aplicativo INSS

1. Abra o aplicativo de loja de seu dispositivo (AppStore, Google Play, etc).

2. Faça uma pesquisa para “INSS” ou procure por “INSS aplicativo”.

3. Uma vez encontrado, clique no botão de download para baixar o aplicativo.

4. Abra o aplicativo e crie uma conta no CONNECT.INSS.

5. Insira seus dados básicos, como CPF, nome, e-mail e senha.

6. Para acessar a parte disponível do aplicativo, confirme o endereço de e-mail fornecido.

7. Se você for segurado, informe o número do benefício e a data de nascimento.

8. Se você for contribuinte, informe o número do PIS/PASEP, o CPF ou o documento de viagem (para estrangeiros).

9. Após completar todos os campos e ter sua conta vinculada ao banco, você pode usar o aplicativo para obter informações sobre contribuições, benefícios, informar alterações no seu cadastro, entre outras.

10. O aplicativo também permite que você visualize seu extrato, acompanhe a estimativa do PIS/PASEP e até mesmo faça o pagamento do débito direto em seu banco.

11. Por fim, lembre-se de acessar periodicamente sua conta para verificar se há alguma alteração ou atualização.

Considerações finais

O MEU INSS vem sendo cada vez mais importante para facilitar o acesso a informações e serviços do INSS para aqueles que possuem algum tipo de benefício previdenciário.

Ele oferece diversas funcionalidades, incluindo o controle de pagamentos, solicitação de serviços, cadastramento de dados pessoais, consulta de informações previdenciárias, entre outros.

O aplicativo possui uma interface de usuário intuitiva, organizada e fácil de navegar. O fato de estar disponível tanto para Android como para iOS e computadores Windows torna o app acessível para quase todos os usuários.

Além disso, ele conta com modo offline, o que torna a utilização ainda mais ágil e simples. Dessa forma, o MEU INSS é uma opção importante para o gerenciamento dos benefícios previdenciários, o que torna as transações mais seguras e eficientes.

Como desvantagem, destaca-se a falta de atualização em alguns recursos e a falta de informações mais detalhadas dos serviços disponíveis.

Entretanto, ao todo, é possível constatar que o aplicativo tem se mostrado um canal extremamente útil para facilitar o atendimento aos segurados do INSS.

Sobre o Autor
Cristiana
Cris Caliman

Você está aqui: